skip to Main Content

ÚLTIMAS LIMA NEWS

Planejamento Tributário Para Médicos

Planejamento Tributário para médicos – saiba como reduzir seus impostos!

Para ser médico é necessário estudar incansavelmente. Quando finalmente o indivíduo consegue exercer a profissão e decide abrir seu próprio empreendimento, precisa conciliar o dia a dia como médico e gestor, o que não é fácil. Por isso, preparamos algumas dicas sobre planejamento tributário para médicos.

Pode ser que você nem saiba o que um planejamento tributário seja, mas não se preocupe. Você irá conferir não só o significado, mas também quais benefícios ele pode trazer para sua clínica ou consultório.

Planejamento Tributário para Médicos

Vamos começar falando sobre o significado desses termos. O planejamento tributário nada mais é do que um conjunto de planos que tem como proposta a diminuição dos impostos que precisam ser pagos por médicos empreendedores.

Nenhum desses profissionais está livre desses pagamentos, no entanto, com organização, é possível pagar um valor bem menor do que o esperado.

Primeiros passos

Para conseguir realizar um planejamento tributário, você deve levar em conta alguns aspectos como:

  • As despesas operacionais da sua clínica ou consultório;
  • Com salários, sua margem de lucro;
  • Sua receita bruta ou expectativa dela;
  • O quanto o empreendimento fatura.

Além disso, registrar o histórico da sua clínica ou consultório, isso vai fazer com que você consiga perceber se houve algum pagamento indevido de impostos.

Serviço Profissional

Sabemos bem que um médico é um profissional extremamente ocupado, e ainda que possa vir a gostar de lidar com números, nem sempre tem tempo hábil para cuidar dessa parte do negócio.

Mas isso não quer dizer que, por falta de tempo, a sua clínica ou consultório não possa ter um planejamento tributário para médicos, a fim de aproveitar os benefícios que ele proporciona.

Você pode muito bem contratar um serviço profissional, que irá cuidar de toda essa parte de contas por você, sendo assim, você pode se focar no seu trabalho como médico e deixar que seus impostos fiquem à cargo da contabilidade para médicos.

Regime fiscal

Antes de qualquer coisa, é preciso descobrir qual é o regime fiscal que se enquadra melhor ao seu modelo de negócio, clínica ou consultório.

O Simples Nacional, por exemplo é um regime muito utilizado. Ele possui alíquotas menores dos impostos, e faz com que a empresa possa se organizar melhor para pagar corretamente todos os tributos.

Outra opção de regime fiscal muito utilizada é o lucro presumido, que é aderido por empresas que contam com um faturamento um pouco maior dos que as que se adequam ao simples nacional, mas de qualquer maneira, também proporciona benefícios relacionados à organização.

Evite atraso de pagamentos

De nada adianta fazer um planejamento tributário para médicos se você atrasar o pagamento dos tributos. Isso faz com que você acumule juros para as suas despesas, e então, toda aquela organização terá sido em vão.

Por isso, programe-se para conseguir pagar tudo sem atrasar.

Agora que você já sabe como reduzir os seus impostos, não espere mais para fazer um planejamento tributário!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Lima! Nós podemos te ajudar com a contabilidade para médicos!

Aproveite e confira dicas para o controle financeiro para médicos.

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top