skip to Main Content

ÚLTIMAS LIMA NEWS

Contabilidade Para Médicos

Contabilidade para médicos é necessário?

A contabilidade de uma empresa é algo extremamente importante, não importa a qual segmento ela seja aplicada. Para os médicos, ela é mais importante ainda. No entanto, muitos profissionais dessa área ainda se perguntam se a contabilidade para médicos é necessária. A verdade é que sim, ela é.

Mas, afinal, por que ela é tão importante? Bom, por uma série de fatores. Vamos falar com mais detalhe sobre cada um deles a seguir. Confira!

Contabilidade para médicos e a sua importância

Se você é um médico que não gosta muito de cuidar de números e, por isso acha que a contabilidade pode ser deixada de lado, então saiba que está muito enganado.

Isso porque, como foi dito antes, a contabilidade é importante em qualquer segmento, para diversos aspectos. Ela ajuda, em primeiro lugar, o médico a compreender como está a saúde financeira do seu negócio, diagnosticar os problemas, encontrar as causas e formas de remediar o que não está dando certo.

Clínica, Consultório ou prestador de serviços?

É a partir da Contabilidade para Médicos que o profissional da saúde descobre se precisa, legalmente, abrir um consultório ou uma clínica, ou mesmo se registrar como prestador de serviços, além de compreender também qual é o regime tributário mais adequado, baseado na atividade exercida e realidade econômica.

Se você deseja abrir uma clínica, é preciso consultar um serviço de contabilidade para verificar quais são suas obrigações fiscais nesse caso. As clínicas atuam de forma diferente dos consultórios, o que significa que podem ter obrigações diferentes também, e é preciso consultar um profissional especializado.

Mas, se você quer abrir um consultório, também é preciso verificar suas obrigações, que podem variar de pessoa física para pessoa jurídica.

Além disso, se você está atualmente trabalhando em uma clínica ou em um hospital, e acredita ter mais vantagens se tornando um prestador de serviços, como pessoa jurídica, a contabilidade também é importante, pois te auxilia a cumprir todas as suas obrigações financeiras, contábeis e tributárias.

Comprovar pagamento de tributos

Todo médico empreendedor precisa comprovar o pagamento de tributos. Não só os médicos, como empreendedores de todas as áreas.

Sendo assim, ter a contabilidade em dia é fundamental. Muitos empreendedores são acusados de fraude por não terem a contabilidade em dia, e isso prejudica muito o negócio, podendo até mesmo levá-lo ao fim.

Se você não tem como comprovar que paga corretamente seus funcionários e todos os impostos cabíveis, está sujeito a acusações de fraudes também.

Influenciar na tomada de decisões

A contabilidade para médicos é necessária e também ajuda na tomada de decisões. Sim, porque é a partir da contabilidade que um gestor fica por dentro de quanto dinheiro é movimentado dentro de sua empresa, e qual seu lucro no final de cada mês.

Esses dados permitem uma tomada de decisões muito mais estratégica, possibilitando a diminuição de riscos.

Isso quer dizer que é a contabilidade quem vai dizer se está tudo certo, ou se é preciso mudar as estratégias, preço, serviços e afins, orientando o médico e o auxiliando para que ele (o médico) tome a decisão final sobre o que fazer, o que significa que o controle ainda fica por conta do contador.

Agora você já sabe o quão necessária é a contabilidade para médicos. Sendo assim, coloque a sua em dia e não permita que seu empreendimento seja prejudicado.

A Lima é especializada em serviços contábeis para médicos. Vamos conversar e descobrir como nossa empresa pode ajudar o seu negócio a crescer.

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top