skip to Main Content

ÚLTIMAS LIMA NEWS

Montar Um Consultório Médico

Como montar um consultório médico?

Economicamente falando, os últimos anos têm sido desafiadores, mas o recém-formado em medicina pode ter uma oportunidade em mãos!

Para um profissional da saúde, montar o seu próprio consultório pode ser o caminho para o sucesso. Após longos anos na faculdade, residência e especialização, chegou a hora de montar o tão sonhado consultório.

Um bom estímulo é saber que a especialização, a deficiência dos serviços de saúde pública e a evolução tecnológica têm criado diversas oportunidades.

Censo de Demografia Médica de 2015 lançado pelo CFM mostra que aproximadamente 60% dos médicos no Brasil atuam em consultórios privados, podendo, ou não, trabalhar em outros locais. A pesquisa também mostra que os profissionais que atuam em clínicas particulares têm maior remuneração.

O trabalho é composto, basicamente, por atendimentos de consultas particulares. Os atendimentos através de convênios é bastante amplo e tem crescido muito.

Vamos falar sobre algumas decisões que você precisará utilizar para montar seu consultório e ter o seu próprio local de trabalho, dando algumas instruções sobre como fazer isso da melhor forma possível.

Planejamento

Antes de qualquer passo, é necessário planejar.

Saber os passos que você deverá seguir o auxiliarão a ter uma visão ampla do seu projeto de abertura do consultório, além de poupar um tempo preciso nas etapas de execução.

Pense em todas as fases necessárias, como o valor de aplicação que você tem acessível, sala de consultas, recepção, sala de espera, banheiros, acessibilidade, se será necessária uma sala de estoque ou uma sala de exames.

Tudo isso precisa estar resolvido antes de você começar a transformar seu sonho em realidade.

Também é aconselhável você procurar um local que tenha uma estrutura fácil de ser aumentada. Isso evita que você tenha que se mudar conforme seu consultório amplie.

Categoria de atendimento

A Agência nacional de Saúde (ANS) divide em 54 as categorias de estabelecimentos médicos, abaixo veremos quais são as mais comuns:

  • Clínica Médica Popular

Esta é uma das modalidades de clínica que mais expande no Brasil.

As clínicas médicas populares estão em pleno progresso. Uma vantagem desse tipo de clínica é o crescimento rápido do número de pacientes em comparação aos consultórios tradicionais. Isso porque, geralmente, são clínicas multidisciplinares e de baixo custo.

A clínica popular pode ou não atender convênios de saúde, dependendo das suas demandas e seu planejamento e quais propósitos quer atingir.

  • Consultório contendo até duas especialidades

Esta categoria de consultório de saúde deve ter até dois sócios e profissionais, como no caso de fisioterapeutas que se associam a acupunturistas, clínicas de estéticas que se associam a dermatologistas e outras configurações.

  • Clínica geral que efetua procedimentos médicos simples

Alguns procedimentos clínicos podem ser realizados em clínicas de forma eletiva, durante o atendimento à demanda espontânea, considerando sempre a capacidade técnica dos profissionais e a disponibilidade de materiais, insumos e medicamentos para o mais adequado atendimento.

Escolha o local ideal

Após decidir o público, busque o melhor lugar.

O local ideal precisa ter fácil acesso, e deve estar de acordo com o que estabelece a Legislação Sanitária.

Se sua ideia atender uma clínica popular, é importante abrir o seu consultório em um lugar de fácil acesso ao transporte público, como terminais de ônibus e estações de metrô e trens.

Se o seu alvo for um público com o poder aquisitivo maior, escolha um bairro no qual eles moram, e não se esqueça de que precisa ser um espaço amplo para alocar os carros no estacionamento.

Exigências Legais e Sanitaristas

Após a definição da localização da clínica, e o tipo de atuação, acordo entre sócios e reserva de capital para aplicação, é necessário adaptar a clínica para que acate as exigências legais e sanitaristas.

  • Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária
  • Licença de Funcionamento
  • É indicado procurar uma empresa que presta consultoria na área regulatória para se certificar que todos os requisitos serão preenchidos corretamente.

Gestão

Além de um bom atendimento, os ótimos resultados só serão atingidos com uma boa gestão. Caso não tenha experiência, contrate uma empresa que possam o ajudar nesta área, como assessorias contábeis e financeiras.

A utilização de um software de gestão para clínicas pode facilitar muito, ajudando você a organizar melhor suas informações.

Pesquise por sistemas para consultório com opções que vão ajudar a controlar o cadastro de seus pacientes, sua agenda, prontuários eletrônicos e também a parte financeira.

Dê preferência por ferramentas que sejam online e o permitam a acessar suas informações de onde estiver para maior controle.

Estas foram algumas dicas para você iniciar esse novo ciclo com o pé direito.

Em caso de dúvidas, fale conosco. A Lima é especializada em consultórios médicos e irá te auxiliar a conquistar o sucesso para o seu negócio. Resolva todos os desafios financeiros e saiba como ter uma clínica ou consultório de peso!

Sucesso e até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top