skip to Main Content

ÚLTIMAS LIMA NEWS

Dicas De Contabilidade Para Pequenas Empresas

4 Dicas de Contabilidade para Pequenas Empresas

Todo empreendedor que decide abrir uma empresa, tem um objetivo em mente: A Lucratividade do Negócio! No entanto, para que uma empresa seja verdadeiramente lucrativa, é preciso que seus gestores gerenciem suas contas com sucesso. Não é preciso que se tenha qualificação contábil para gerenciar as finanças da uma empresa de forma eficiente. Porém, é preciso que se tenha um excelente sistema de gestão que ofereça soluções eficazes para todos os problemas de gerenciamento de contas de sua empresa. Além do software, é fundamental contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada em seu tipo de negócio, para integrar o sistema de gestão e otimizar os processos financeiros de sua empresa.

Converse com seu contador a respeito, de repente ele já trabalhe com algum sistema de gestão integrado e pode lhe oferecer este serviço para que sua contabilidade e seu financeiro estejam totalmente alinhados.

Ao gerir administrativamente uma pequena empresa, pequenos erros financeiros e contábeis, por mais simples que sejam, podem causar sérios problemas ao futuro do empreendimento. Por isso, é muito aconselhável esta integração entre a empresa e sua assessoria contábil, para além de se evitar problemas financeiros que possam comprometer a sustentabilidade do negócio, se possa também, realizar um bom planejamento financeiro e um planejamento tributário, de modo a se reduzir os custos com impostos e melhorar a rentabilidade da empresa.

Por isso, hoje resolvemos compartilhar algumas dicas de contabilidade para pequenas empresas, para que você, como gestor de um pequeno empreendimento corporativo consiga entender os prós e os contras de se ter um bom planejamento financeiro e uma gestão contábil eficiente.

1º Organização é Fundamental

A primeira dica que temos para você é: Mantenha todos os documentos financeiros de sua empresa organizados. Uma atitude simples de organização de todos os seus documentos referente as suas contas a pagar e suas contas a receber, pode gerar uma grande economia de tempo e reduzir consideravelmente as possibilidades de erros humanos que por ventura poderiam acontecer.

2º Você precisa manter seu foco em…

    • Previsões de fluxo de caixa  – A previsão de fluxo de caixa é a previsão das receitas e despesas mensais de sua empresa e é usada para identificar possíveis falta de liquidez para se cumprir com os compromissos financeiros do negócio.
    • Percentuais de lucro  – Os valores recebidos pelas vendas de seus produtos ou serviços, menos os custos fixos e variáveis para produção dos produtos ou serviços vendidos, é igual ao percentual de lucro de sua empresa.
    • Ponto de equilíbrio  – O ponto de equilíbrio de um negócio é quando o rendimento total é igual às suas despesas. Uma vez alcançado o seu ponto de equilíbrio, você está pronto para começar a ter lucro.

Os três aspectos acima são importantes indicadores de gestão financeira para o seu negócio. Eles também fornecem feedback sobre o desempenho atual e o futuro provável de sua empresa.

Tente manter uma rotina eficiente de controle em seu estoque e verifique se a quantidade de itens registrados no sistema é a mesma que consta fisicamente armazenada.

3º Mantenha uma rotina semanal de revisão contábil/financeira

Manter uma rotina semanal de controle e revisão em seu fluxo de caixa resultará em um processo contábil suave ao final de cada mês, para que assim, se consiga gerar relatórios com dados financeiros precisos para que os gestores possam tomar as melhores e mais assertivas decisões para o bem do negócio.

4º A utilização do sistema de gestão é fundamental

Não basta apenas ter uma pessoa competente para administrar o financeiro de uma empresa. O sucesso empresarial depende de uma série de fatores, isto é, ter uma pessoa competente, um excelente sistema de gestão integrado à sua assessoria contábil e o acompanhamento e monitoramento de seu contador para que todos os processos estejam muito bem alinhados. A utilização de um sistema de gestão é fundamental para a organização e fidelização dos dados e processos, pois, caso você troque de funcionário por qualquer motivo, outro colaborador possa ser facilmente treinado e assim, continuar o mesmo processo padrão que o anterior.

Conclusão

Um bom sistema de gestão pode simplificar, automatizar e acelerar muitas das tarefas que você executa em sua pequena empresa no todos os dias. Mas, o uso da tecnologia para ajudar na gestão de sua empresa pode fazer mais do que isso. Ao implementar  um bom sistema de gestão, customizá-lo de forma adequada às suas necessidade e integrá-lo aos sistemas contábeis de sua assessoria contábil contratada, você poderá transformar esse processo financeiro/contábil tecnológico em um dos pontos mais fortes da sua gestão empresarial, permitindo que sua gestão seja mais eficiente, mais produtiva e mais sensível às necessidades reais de seu negócio e de seus clientes.

Esperamos que estas dicas de contabilidade para pequenas empresas o ajudem na gestão financeira de seu negócio! Se precisar de auxílio e mais informações sobre como implantar um sistema de gestão eficiente em sua empresa e integrá-lo ao sistema contábil de seu contador, entre em contato com sua assessoria contábil contratada, pois com certeza, eles poderão lhe ajudar e lhe apoiar em todos estes processos.

Se ainda tiver dúvidas, compartilhe as mesmas nos comentários abaixo. Teremos um imenso prazer em interagir com você!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top